Esta organização foi fundada em 26 de Fevereiro de 1976, resultando da fusão de duas Associações de Moradores (Bairro Sanches Miranda e Bairro do Gancho).
A fusão atrás mencionada deu origem à ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE SÃO SEBASTIÃO.
Como se deve calcular no início as dificuldades foram inúmeras, para se levar a bom porto os objetivos que haviam sido traçados.
Sempre com muito esforço e o empenho de todos, conseguiu-se financiamento para que o arranque da construção dos primeiros fogos se iniciasse.
Nem sempre os financiamentos chegavam de forma regular, o que originou diversas paragens da obra, pelo que só durante o ano 1983/1984 os primeiros fogos ficaram completamente concluídos.
A entidade financiadora deste Programa de Construção foi o ex Fundo Fomento Habitação.
Por sua vez a Associação de Moradores de S. Sebastião foi extinta dando origem à atual Cooperativa de Construção e Habitação Económica “GIRALDO SEM PAVOR”, CRL.
A data de constituição da Cooperativa foi em 29-11-1982.
Posteriormente à constituição da Cooperativa, deu-se início à restauração do antigo Monte Alentejano, atual Sede Social da Cooperativa.
PROGRAMA FOGOS LOCAL
1º - 1ª Fase 100 Malagueira
2º - 2ª Fase 77 Malagueira
3º 24 Eixo Norte/Sul
3º - 3ª Fase 38 Malagueira
4º - 4ª Fase 58 Malagueira
4º 46 Horta das Figueiras
5º 24 Frente às Piscinas Municipais
6º - 5ª Fase 4 Malagueira
6º 32 Bairro da Casinha
7º 78 Urbanização do Moinho I
8º - 1ª Fase 24 Urbanização Cabeço do Arraial
8º - 2ª Fase 9 Urbanização Cabeço do Arraial
8º - 3ª Fase 9 Urbanização Cabeço do Arraial
TOTAL 523 ------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMA GARAGENS LOCAL
2º 24 Malagueira - Rua do Regato
1º 36 Malagueira - Rua das Escadas
3º 18 Malagueira - Rua da Anafil
3º 12 Eixo Norte/Sul
5º 24 Malagueira Frente às Piscinas Municipais
4º 18 Horta das Figueiras
TOTAL 132
PROGRAMA ARRECADAÇÕES LOCAL
4º 12 Horta das Figueiras
PROGRAMA COMÉRCIOS LOCAL
6º 1 Bairro da Casinha
7º 6 Urbanização do Moinho I
O trabalho desenvolvido pela Direção desta Cooperativa está bem à vista de todos e as nossas realizações permitem que esta seja uma das Cooperativas de Habitação de Évora:
que possui a maior bolsa de terrenos para futuras construções;
Os tempos são outros e a crise económica e social que atravessa a sociedade portuguesa neste momento adivinha tempos difíceis. Esta Cooperativa soube-se preparar e tem ultrapassado as novas dificuldades que se têm colocado. Os benefícios do Estado têm cessado e os terrenos cedidos pela Autarquia também.
Fizemos face a esses novos desafios. Criámos uma nova estrutura de gestão e de investimento: comprámos terrenos; enquadrámos a construção nos novos formatos de financiamento; recorremos à Banca; e continuámos a servir o grupo social para que estamos vocacionados, apresentando uma relação qualidade/preço sem concorrência, como é do vosso conhecimento.
Manter e desenvolver o espírito cooperativo e associativo bem como dar a devida atenção às atividades lúdicas conforme tem sido norma desta Direção.